Guia de episódios do
 

 

La Chicharra foi um seriado feito por Chespirito e elenco para substituir o “Chapolin Colorado” em 1979. A série começou a ser exibida em 03/10/1979 e durou até 30/01/1980.

Um ano mais tarde, esses dois programas, junto com outros, se uniram formando o “Programa Chespirito”.

“La Chicharra” é o nome de um periódio (jornal) onde Vicente Chambón (Chespirito), Candida (Florinda Meza), Don Lino (Ruben Aguirre) e Ursula (Angelinez Fernández) trabalham. Chambón é um repórter atrapalhado que é convocado para fazer os mais diferentes tipos de reportagem.

 

Abertura:


 



EPISODIO NOTAS/CURIOSIDADES IMAGEM
01. Hoy llega el celebre poeta L. Cabeza de Vaca

Situação: Inédito no Brasil

Data de estréia no México:  03/10/1979

Sinopse: Vicente Chambon (Chespirito) é repórter está em seu apartamento quando recebe uma ligação do jornal em que trabalha. Sua missão é procurar, juntamente com a fotógrafa Candida (Florinda Meza), o famoso poeta Luis Cabeza de Vaca, que se encontra na cidade. Nenhum repórter da mesma ainda o entrevistou. Os dois seguem uma lista de lugares que o poeta costuma visitar e o procuram. Vicente e Candida seguem uma lista de lugares que ele costuma visitar e o procuram, sempre se confundindo com outra pessoa (interpretada por Edgar Vivar), que repete “eu não sou o Cabeza de Vaca”.

 

02. Anoche debutó en el teatro el hipnotizador Maestro Morefeo Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Vicente Chambon (Chespirito) recebe a tarefa de entrevistar Mago Morfeo (Raul Padilla), um hipnotizador. Candida (Florinda Meza) é usada como cobaia do experimento, para ver se o mago falava a verdade. Então, Morfeo tenta hipnotizá-la, mas quem acaba sofrendo os efeitos é Vicente, que começa dançar cada vez que um barulho de despertador ou telefone é acionado, e para quando é acionado novamente. Destaque para a série de piadas entre Vicente e Morfeo na mesa onde se encontra a “bola de cristal”.  

03. El material fotográfico se encuentra por las nubes Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Don Lino (Ruben Aguirre) pensa em demitir Chambon (Chespirito) do periódico. Mas decide dar a ele uma última oportunidade para se manter no emprego. Nisso, Candida (Florinda Meza) tira várias fotos de um acidente, mas deixa a camera cair na beirada de um terraço. Chambón decide ajudá-la a recuperar as fotos.
 

04. La victima resulto ser famoso pintor Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: No quarto episódio, que conta com várias participações especiais de amigos já conhecidos do elenco, Vicente Chambón e Candida são chamados para investigar um crime, que envolve um cadáver. Chambón procura a assassina, que estava sem roupa no local para servir de modelo para uma pintura. Mas a assassina (Maria Antonieta de Las Nieves) acaba o encontrando primeiro. A assassina faz Chambón dar suas roupas a ela.
 

05. Fue denunciada la desaparición misteriosa de un individuo Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Don Lino pede a Chambón e Candida para irem atrás de uma notícia interessante. A ideia é que eles busquem alguma informação na delegacia. Há 48 horas não acontecia nenhum caso importante nela. Mas, quando o detetive da polícia vai ao banheiro, uma mulher chega para denunciar a morte de seu marido. Vicente e Candida se passam por detetives para investigarem o caso e terem uma notícia para o periódico. Ao mesmo tempo, o marido aparece para denunciar a morte de sua esposa. O detetive e o guarda da delegacia vão para a mesma casa investigar o mesmo caso curioso, já que ambos estão vivos.
 

06. El actor Rigoberto Galán fue mordido ayer por un perro Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  10/10/1979
Sinopse: Depois de fazer suas trapalhadas ao acordar, Chambón vai ao jornal e Don Lino (Ruben Aguirre) pede para ele fazer uma reportagem sobre um incêndio. Mas a ideia é trocada, e Vicente vai então falar sobre o ator de teatro Rigoberto Galán, que foi mordido por um cachorro. Chambón (Chespirito) acaba sendo mordido também.
 

07. Hay Espectación por conocer al nuevo retator: Martillo Martínez Situação:Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: No sétimo episódio de "La Chicharra", ocorre uma confusão de entrevistados. Chambón entrevista um boxeador achando que ele é um candidato para as próximas eleições. Assim, frases como "quero ganhar pelo dinheiro" e "nao importa se sou de esquerda ou direita, o importante é ganhar" foram publicadas como se o político as tivesse dito. O que acabadando muita confusão e briga entre o candidato e Chambón.
 

08. Presentación de los modelos del célebre modisto francés René Gavin Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  

Sinopse: Candida (Florinda Meza) não poderá trabalhar como fotógrafa neste dia, pois irá participar de um desfile de moda do estilista francês René Gavin, interpretado por Edgar Vivar. Don Lino (Ruben Aguirre) pede para Vicente (Chespirito) fazer uma matéria neste mesmo desfile. Como Candida está desfilando, ele que deve tirar as fotos. Mas, ao invés disso, cria confusões no local.

Curiosidade: Assim como na saga de Acapulco, do Chaves, aqui Horácio Gómez Bolaños também faz o papel de garçom.

 

09. Demasiados accidentes de tránsito Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Candida (Florinda Meza) tira fotografias do filho de um financeiro. Seu pai tenta comprar as fotos para evitar que sejam publicadas. Um outro homem tenta se apoderar das fotos para vendê-las ao financeiro e conseguir dinheiro. No final, há perseguição entre Vicente e Candida e o homem que roubou a máquina, com a polícia vindo atrás.
 

10. Llegó el playboy Narciso Fajardo Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Don Lino (Ruben Aguirre) é convidado para uma festa na casa de Narciso Fajardo, um "playboy". Chambón brinca que Narciso também é colecionador: de dinheiro e mulheres. Don Lino pede para Vicente (Chespirito) e Candida (Florinda Meza) também irem à festa para fazerem uma crônica e tirar fotos. Dessa vez, eles precisam ir na festa com roupas finas. Narciso tenta conquistar Candida.
 

11. El Atropellamento Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Um casal de jovens resolve brincar nas ruas com um boneco usado em treinamento de futebol americano, jogando-o sobre os carros para que os motoristas pensaram que o atroplearam. Vicente Chambón (Chespirito) fica três noites sem dormir pensando que atropelou uma pessoa, quando na verdade foi o boneco usado na brincadeira. Já Don Lino (Ruben Aguirre) atropelou o autor da brincadeira de mal gosto durante a confusão, o que fez com que ele também perdesse o sono.
 

12. Entrevistas en plena Luna de Miel Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Vicente (Chespirito) e Candida (Florinda Meza) vão entrevistar um político que está prestes a sair de viagem. Candida esquece sua máquina fotográfica no quarto de hotel onde o político estava. Quando voltam para pegar a câmera, o quarto está agora ocupado por um casal em lua-de-mel.
 

13. Chiquita Martínez debutó anoche en el teatro Situação: Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: O episódio começa com Candida (Florinda Meza) e Chambón (Chespirito) perdendo hora para acordar. A atriz Chiquita Martínez (Maria Antonieta de las Nieves), cujo pai (Raul Padilla) é amigo de Don Lino (Ruben Aguirre) está no periódico La Chicharra. Chambón é encarregado de fazer uma entrevista sobre ela, exaltando sua capacidade de se tornar uma grande artista. Chambón vai até sua casa fazer a entrevista, mas é confundido com o técnico de TV.
 

14. Una historia conmovedora, simpática y tierna Situação:Inédito no Brasil
Data de estréia no México:  
Sinopse: Vicente Chambón (Chespirito) pede dinheiro para Don Lino (Ruben Aguirre). Este lhe dará um salário extra caso escreva uma história "comovedora, simpática e terna" sobre o Natal. Vicente fica a noite toda sem juntar os olhos (e não é porque tem o nariz no meio), tentando escrever a história, mas lhe falta inspiração. Quando conta a Don Lino que não conseguiu escrever a história do jeito que ele lhe pediu, pensa que tudo estava perdido. Chambón, mesmo trabalhando nela, compra um exemplar de La Chicharra para ajudar um senhor (Raul Padilla) na rua. Como última tentativa, Chambón escreve uma carta ao Papai Noel pedindo presentes a todos do jornal. O senhor que lhe vendeu o jornal chega na Ceia de Natal da Chicharra e depois desaparece. No lugar onde ele estava sentado, há uma sacola com todos os presentes que Chambón pediu na carta.  

 

DADOS TÉCNICOS DA SÉRIE

Produtores:

Produção: Carmen Ochoa
Roteirista/Escritor: Roberto Gómez Bolaños
Data de Realização: 03/10/1979 e até 30/01/1980 (Mexico)
Ator Personagem
Roberto Gómez Bolaños Vicente Chambón
Florinda Meza García Cándida
Rubén Aguirre Don Lino Tapia
Angelines Fernández Úrsula
Julian Bravo -------------
María Antonieta de las Nieves Chiquita Martínez
Rau "Chato" Padilla Pai de Chiquita Martínez/ Sr. que andava pela rua/ Mago Morfeo
Horácio Gómez Bolaños Garçom
Ramiro Orci -------------
Ricardo de Pascual -------------
Egar Vivar Pessoa que repetia: eu não sou o Cabeza de Vaca!

   Agradecimentos à Victor235 e ao blog dele Vizinhança do Chaves que ajudaram na construção dessa lista, com o guia dos episódios, imagens, sinopses e videos.

 

© Copyright  Guia CH  2012. Todos os direitos reservados. Site feito no Brasil por Gabriel Koller.